Curitiba, Goiânia e Salvador podem ativar 5G a partir desta 3ª feira
Expectativa é que tecnologia fique disponível para 25 cidades até o fim de agosto

Camila Stucaluc
As prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar, a partir desta 3ª feira (16.ago), as estações com a tecnologia nas cidades de Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). A decisão foi tomada na última semana pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os municípios se juntam às capitais Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), que receberam o 5G nas últimas semanas. Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a tecnologia estará disponível para 25 cidades até o fim de agosto. Para as próximas semanas, o serviço deverá ser disponibilizado em Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
+ Confira a lista de celulares 5G homologados pela Anatel
A cobertura 5G é a quinta geração das redes de internet móvel e conta com uma alta velocidade de download e upload, permitindo, por exemplo, que um filme seja baixado em minutos. Além disso, streamings, jogos on-line, videochamadas e transmissões podem ser acessadas com mais qualidade e estabilidade. A expectativa é que o serviço esteja presente em todas as capitais brasileiras até 2025.