Bloqueios de celulares por causa de roubos e furtos cresceram 7% no Brasil
São Paulo lidera o ranking de casos. O aumento no estado foi de 28%
SBT News
O número de bloqueios de celulares por causa de roubos e furtos cresceu 7% em um ano no Brasil. São Paulo lidera o ranking de casos. O aumento no estado foi de 28%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Só nos três primeiros meses do ano, foram registradas 38.229 ocorrências de roubo ou furto de celulares no estado de São Paulo, segundo a Secretaria da Segurança Pública.
A região da Avenida Paulista, centro financeiro da capital, é um dos principais cenários de roubos e furtos no estado.
"Eles ficam dando volta aqui, analisando os alvos deles, alguns a pé, outros de bicicleta. Nosso escritório é de frente pra avenida, às vezes a gente escuta o pessoal gritando", conta Raphael de Lucca, gerente comercial.
O celular é um dos alvos preferidos dos ladrões por dois motivos. Primeiro, por causa do alto valor no mercado. Um aparelho custa hoje até R$ 10 mil. Segundo, porque dentro deles existem informações preciosas, senhas e dados pessoais que podem levar a um prejuízo ainda maior.
Fazer o seguro do celular é apenas uma das recomendações do advogado Henrique Rocha, especialista em direito digital: "ter um software de apagamento remoto, que hoje é barato, você consegue, perdendo o seu aparelho, realizar o bloqueio e o apagamento das informações que lá estão, justamente pra inibir outras fraudes, ter um compartilhamento de localização com pessoas próximas. Isso pode ajudar a identificar, se for o caso de extravio ou de uma busca não confirmada de furto e roubo, a localização desse dispositivo".
Leia também: