Homem negro paraplégico é alvo de nova violência policial nos EUA
Abordagem ocorreu em Ohio e foi gravada por câmeras policiais. O homem foi jogado do carro e arrastado pelos cabelos mesmo depois de informar aos agentes que não podia movimentar as pernas
Primeiro Impacto
Imagens de uma abordagem policial em Dayton, Ohio, reacenderam o debate racial e a truculência da polícia norte-americana com afrodescendentes no país. Um homem negro foi jogado do carro e arrastado pelos cabelos depois de informar aos agentes que não podia sair do veículo para revista porque era paraplégico. As imagens foram registradas por câmeras acopladas nos uniformes dos envolvidos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Clifford Owensby, de 39 anos, foi parado durante uma barreira de trânsito relacionada com drogas, em 30 de setembro. Os policias teriam visto o carro dele saindo de uma casa que é um suposto ponto de venda. Devido a isso e ao "histórico de drogas e armas criminosas" do motorista, uma equipe K-9 foi convocada para uma "detecção de ar livre" que, de acordo com a polícia, exigia que os ocupantes deixassem o veículo para sua segurança e do cão.
No vídeo, a confusão começa quando Owensby informa aos agentes que não poderia sair porque é paraplégico. Segundo a polícia, ele recusou a ajuda deles e e agarrou o volante do veículo, resultando na remoção à força. Owensby aparece nas imagens ameaçando abrir um processo e chamando alguém para "trazer algumas pessoas com câmeras" para gravar a interação. Mesmo assim, ele é retirado a força do carro e arrastado pelos cabelos até ser imobilizado na via. No solo, ele grita diversas vezes por socorro, perguntando se as pessoas estavam gravando e pedindo a alguém para chamar "a verdadeira polícia".
Uma investigação foi aberta por autoridades do estado. A prefeita de Dayton, Nan Whaley, descreveu a filmagem como "muito preocupante"