Zanin é nomeado ministro do STF, e posse será em agosto
Anúncio do novo integrante do Supremo foi publicado no Diário Oficial da União desta 4ª feira
Henrique Bolgue
O advogado Cristiano Zanin Martins foi oficialmente nomeado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta 4ª feira (5.jun). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. A posse do novo ministro deve ocorrer em agosto, depois do recesso da Corte.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Zanin foi aprovado pelo plenário do Senado Federal por 58 votos favoráveis e 18 contrários no dia 21 de junho. O novo ministro era advogado pessoal de Lula e foi indicado ao cargo pelo próprio presidente. Ele vai ocupar a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril, e deve herdar mais de 500 processos do gabinete.
Pelas regras atuais, Zanin (47 anos) pode ficar no cargo até 15 de novembro de 2050, quando completará 75 anos e terá que se aposentar compulsoriamente.
Quem é Zanin
Cristiano Zanin Martins nasceu em Piracicaba, no interior de SP, em 15 de novembro de 1975. E vai chegar ao cargo de ministro do STF aos 47 anos. Ele se graduou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. Foi inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 2000. Um dos destaques da carreira de Zanin foi a atuação como advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Zanin acionou o STF em duas das ações que levaram à anulação das condenações de Lula pela 13ª Vara Federal de Curitiba, Também foi um dos autores da queixa no âmbito da qual o Comitê de Direitos Humanos da ONU definiu que o processo penal contra o agora presidente Lula, conduzido pelo ex-juiz Sergio Moro, violou quatro artigos do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos.