Itamaraty envia servidores à Polônia para ajudar no resgate de brasileiros
Oito servidores vão trabalhar no auxílio aos brasileiros que tentam fugir da guerra na Ucrânia
SBT News
O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta 2ª feira (28.fev) que oito servidores da pasta chegaram a Varsóvia, na Polônia, para ajudar no resgate de brasileiros que tentam deixar a Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Chegaram hoje a Varsóvia, Polônia ??, 8 servidores do #Itamaraty, em uma força-tarefa para auxiliar no resgate e na #repatriação dos brasileiros que se encontrem em zonas de conflito na vizinha #Ucrânia ?? pic.twitter.com/KVKs38mwE1
? Itamaraty Brasil ?? (@ItamaratyGovBr) February 28, 2022
Segundo informações do correspondente do SBT Sérgio Utsch, enviado especial a Kiev, a Embaixada do Brasil na Ucrânia vai abrir um escritório de apoio em Lviv, próximo à fronteira com a Polônia, para ajudar no trânsito de brasileiros.
Embaixada do Brasil vai abrir um escritório de apoio em Lviv, quase na fronteira com a Polônia. Diplomatas vão atuar no apoio aos brasileiros em trânsito para países da União Europeia. Informação foi anunciada pelo Ministro das Relações Exteriores, Carlos França.
? Sérgio Utsch (@utsch) February 28, 2022
Até a noite de domingo (27.fev), segundo o Itamaraty, 80 brasileiros haviam conseguido deixar a Ucrânia desde o início da guerra. Outros 100 ainda estariam no país. A maior parte dos que conseguiram fugir foram para países fronteiriços, como Polônia e Romênia.
No sábado (26.fev), a embaixada solicitou que quem quisesse sair da Ucrânia aguardasse em abrigos temporários próximos aos pontos de fronteira. Isso porque há relatos de tumultos e longas filas nos postos. Em alguns deles, o tempo de espera para deixar o país chega a 70 horas.
Leia mais sobre a guerra na Ucrânia: