Aplicação da Pfizer em adolescentes é segura, defende infectologista
Ministério da Saúde fez recomendação na 4ª feira (15.set) para que a vacinação fosse suspensa
Bruna Yamaguti
Especialista consultado pelo SBT News avaliou que a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 em adolescentes com menos de 18 anos é segura. Na 4ª feira (15.set), o Ministério da Saúde fez uma recomendação para que a vacinação da faixa etária de 12 e 17 anos sem comorbidades fosse suspensa.
"Tem dois posicionamentos diferentes sobre o mesmo assunto. A Anvisa continua recomendando o uso da Pfizer em adolescentes e a vacina tem, na sua bula, que o uso é permitido. A vacina é segura, ela já foi testada quanto à segurança e à eficácia", afirmou o infectologista Hemerson Luz, em entrevista ao programa Agenda do Poder.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota na 5ª feira (16.set), na qual destaca não haver "evidências que subsidiem ou demandem alterações da bula aprovada, destacadamente, quanto à indicação de uso da vacina da Pfizer na população entre 12 e 17 anos". Um dia depois, a Secretaria estadual de Saúde de São Paulo informou que a morte de um jovem de 16 anos em São Bernardo do Campo -- que levou à orientação do Ministério da Saúde para suspender a vacinação -- não foi provocada pelo imunizante contra a covid.
+ Anvisa reforça ainda não haver relação entre morte de jovem e vacina
O ministro Marcelo Queiroga chegou a pedir que quem recebeu a primeira dose não voltasse para a segunda. Alguns governadores criticaram a orientação e anunciaram que vão manter a vacinação de adolescentes.
"Certamente houve uma assessoria do Ministério da Saúde que deve ser revista, até porque um assunto desses tem que ter revisão. A maioria dos estados vai completar o esquema vacinal e é essa a notícia que se tem. Quem começou, vai terminar seu esquema. Acredito que, até lá, tudo estará solucionado", pontuou Luz.
O infectologista reforçou a segurança do imunizante: "Continua sendo uma vacina segura e bem indicada para essa faixa etária".