Prefeitura de SP retoma passe livre para pessoas acima de 60 anos
Benefício havia sido extinto na gestão Bruno Covas e é retomado nesta 5ª feira
SBT News
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), decretou, nesta 5ª feira (15.dez), o retorno da gratuidade do transporte público para pessoas a partir de 60 anos. O decreto foi publicado no Diário Oficial e já está em vigor na capital paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O benefício da gratuidade para esta faixa etária já havia sido concedido antes, no entanto, foi perdido no início da gestão Bruno Covas, em 1º de janeiro de 2021. Na época, a medida recebeu inúmeras críticas de organizações civis e chegou a ser debatido a constitucionalidade do decreto nos tribunais de justiça.
Em comunicado nesta manhã, a SPTrans avisou os usuários para apresentarem documento com foto para operadores nos ônibus, enquanto o sistema eletrônico é preparado para atender a nova necessidade. A entidade ainda confirma que vem conscientizando os servidores, as concessionárias e os usuários.
A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que, a partir de hoje (15), as pessoas com idade entre 60 e 64 anos poderão viajar nos ônibus do transporte público municipal sem o pagamento da tarifa, mediante apresentação de documento que comprove a idade. (+) pic.twitter.com/rtRF4AxPlQ
? SPTrans (@sptrans) December 15, 2022
O decreto vale apenas para os ônibus, por serem municipais. Metrôs e trêns continuam com a idade minima de 65 anos para receber o benefício. A expectativa é que o governo de São Paulo siga com o passe livre para 60 anos, assim como a prefeitura.
É importante que os cidadãos aptos para o recebimento realizem o cadastro do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa no site da SPTrans.
Como tirar o Bilhete Único da Pessoa Idosa:
Como dito, é preciso acessar o site e preencher os dados necessários. Caso deseje o atendimento presencil no posto mais próximo, deve ser feito o agendamento no site ou na Central 156.
Para ser expedido o bilhete único são necessários os documentos:
- CPF (caso o número não conste no documento apresentado);
- Comprovante de residência recente;
- Número de telefone para contato.
*Estagiário sob supervisão de Cido Coelho
Leia também
+ SP: réveillon na Avenida Paulista deve receber 2 milhões de pessoas